segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Alimentação - Os mercados de lá



Iceland no shopping Ilac, ao lado da Euro Stores

Hoje resolvi escrever sobre alimentação. Uma das minhas dúvidas antes de ir, assim como a de muitos que escrevem em páginas no Facebbok sobre Dublin, era sobre itens que eu poderia ou não encontrar lá, coisas que eu deveria ou não levar. Hoje a minha opinião é outra, mas quando fomos, na mala tinha uma lata de Nescau, feijão vermelho e outras coisas que descobri serem desnecessárias – para mim, cada um com seus gostos e necessidades.


Tesco do Jervis

Lidl

Existem algumas lojas brasileiras espalhadas pela cidade, nós costumávamos ir em uma que fica em uma galeria na Parnell Street, com entrada também pela “rua dos chineses”, a Moore Street. Esse pequeno shopping fica ao lado do Lidl e lá também tem lojas de outras nacionalidades, onde é possível encontrar muitos produtos diferentes e  interessantes e até similares aos produtos brasileiros. A outra loja que frequentávamos era a que fica em D2, na Clarendon St., se não me engano. Essa segunda loja era onde comprávamos carne, quando nos dava vontade de fazer uma costela no forno. Mas o ponto principal é que em ambas é possível encontrar produtos como Guaraná, Farinha de Mandioca, farofa temperada, chocolates do Brasil para quem sente falta, sucos em pó, Nescau, biscoitos recheados, feijão, ou seja, uma variedade de produtos dos quais possamos sentir falta.

Aldi
Ao mesmo tempo, existem os mercados locais, dos quais sinto muita falta. Tesco, Lidl, Aldi e o querido Iceland, o paraíso dos congelados, mercados para todos os gostos e bolsos. Vou falar um pouquinho de cada um, baseado nas nossas experiências. O nosso preferido era o Tesco, por acharmos o mais organizado, especialmente os de D2 e D4, que ficavam próximos da nossa residência temporária após sairmos do hostel. No Tesco comprávamos produtos de limpeza, arroz, massa, frango e carne de porco, leite, ovos, frios, água, ou seja, a maior parte das coisas básicas e mais necessárias. Em determinados horários, geralmente próximo das 18h, eles realizam o “reduce”, onde colocam em oferta produtos que vencem naquele dia ou próximos ao vencimento. Chegamos a comprar batata assada congelada por 0,39 cents, caixinha de donuts por 0,50 cents e um franguinho ao molho barbecue por menos de 1 euro! O Lidl era o nosso preferido para comprar frutas e verduras, além do pão francês, croissant geralmente fresquinho e uma maionese deliciosa, que só tinha lá.  O problema do Lidl era a disposição dos produtos, pelo menos do nosso ponto de vista era mais fácil encontrar as coisas no Tesco; O Aldi era o que íamos menos, geralmente para comprar queijo Brie pelo preço incrível de 1 euro... Sofro com isso hoje em dia, porque aqui eu pago cerca de R$ 9,00 e compro um pedaço menor do que lá... No Aldi também comprávamos temperinhos para cozinhar e geléia, e para quem gosta de comer nutella, eles vendem uma genérica que tem tanto só de avelã quanto de avelã branca também (ou chocolate branco, não sei pois nunca comprei).  Enfim, o jeito é ir em todos eles para verificar os preços, ter uma noção de quais produtos são mais baratos em cada um.

Aqui no Brasil a gente compra sempre na mesma rede de super, por uma questão de preferência e qualidade; lá, por uma questão de nece$$idade típica de intercambistas, alternávamos em algumas coisas, mas tínhamos o nosso preferido e isso vai de cada um. Tenho acompanhado comunidades no Facebook em que as pessoas comentam que as coisas estão bem caras e que os mercados de Dublin, comparados aos de outros locais da Europa, possuem os preços mais altos. Nesse aspecto eu não posso opinar, pois minha experiência se resume a Dublin. O que posso dizer é que com cerca de 20 a 30 euros conseguíamos fazer as compras da semana, com alimentos saudáveis, sem sentir necessidade de coisas que consumíamos no Brasil. É importante salientar que é possível sim se alimentar bem sem gastar tanto e sem precisar viver de fast food ou lanches prontos – embora a refeição a 3 euros do Tesco que inclui um salgadinho tipo chips ou fruta, um sanduíche natural e um suco ou refri, de vez em quando, quebre um super galho!

Importante avisar/lembrar: leve sua sacolinha/bolsa/mochila para guardar as compras, pois lá as sacolinhas são cobradas!




Bom, espero ter ajudado! Agora fiquei com saudade do Tesco... Aiai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário