segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Naquele Lugar: NED Training Centre

Muito tempo antes de decidir quando iríamos para Dublin, já pesquisávamos a respeito das escolas por lá. Em 2006, quando tudo começou a virar uma idéia fixa - e pelo menos na minha casa a velocidade da internet não era como hoje- a primeira escola da qual tive conhecimento foi a Emerald... Depois de enviar um e-mail para algumas agências solicitando orçamentos, percebemos que não seria possível estudar lá (na verdade, se tivéssemos economizado desde aquele dia, teria sido sim, pois só embarcamos 6 anos depois, rsrs...) então partimos para outras pesquisas, foram surgindo blogs de estudantes brasileiros vivendo em Dublin, comunidades no hoje praticamente esquecido Orkut e assim foi ficando mais fácil descobrir o que pensavam sobre determinadas escolas.

Lemos a respeito de tantas que hoje nem sei dizer todas, mas sei que pesquisamos SEDA, ECM, Success College, English in Dublin, Atlas Language School, Delfin English School, Dorset, BCT,... E um tempo depois, através do blog do André e da Stéphanie, acabamos descobrindo a NED. Conversa vai, conversa vem, e-mail de promoção chegando, comentários favoráveis em páginas da internet, decidimos arriscar: fechamos com o André, que já trabalhava na NED a algum tempo. Fechamos com ele todo o pacote, exceto passagem, mas no final cancelamos o seguro e compramos de outra empresa. Se deu medo de fechar por conta, sem um agente? Sim. Mas foi um risco que corremos, e hoje faríamos igual outra vez. Se eu teria fechado por conta se estivesse indo sozinha? Não sei dizer. Trabalho com turismo, sei que mesmo em agências - seja de intercâmbio ou de viagens, como CVC - as coisas podem dar certo ou errado, assim como com quem fecha por conta. Tentei pensar de forma positiva, sempre que precisamos tivemos um retorno rápido do André e até mesmo com nossas mudanças de datas e outras indecisões ele nos auxiliou. Mas voltando a NED: nós gostamos da escola. Não podemos opinar sobre outras escolas e sabemos que provavelmente nossa opinião diverge de muitos alunos, como acontece em todas as escolas que pesquisamos. No momento da decisão, procuramos nos basear no que estávamos lendo, nas conversas com o André e nas opiniões de outros alunos, filtrando o que era bom e o que era mais ou menos, para chegar a uma conclusão. Buscamos por localização, por atendimento de quem estava vendendo, por coisas que a escola oferecia e claro, por preço. Haviam escolas mais caras? Sim, mas haviam outras muito mais baratas. Procuramos um meio termo, encontramos e dentro do que compramos, fomos atendidos. Em alguns momentos achei que havia muita gente na minha turma? Sim, mas não havia somente brasileiros, tive colegas da França, da Espanha, da Venezuela e da Itália. Meus professores eram simpáticos e procuravam atender todos os alunos. A escola fica perto de uma das principais ruas, que é a Parnnell Street, com supermercados, shopping, restaurantes e livraria, e num último momento, quase do lado da nossa segunda casa.

O importante ao buscar por uma escola, é ver o que ela oferece e o que você procura. Não quer brasileiros na sua classe? Busque uma escola mais cara, pois até onde sabemos, essas são as que realmente possuem menos brasileiros por turma, até mesmo muitos poucos em toda a escola. Quer
estudar e acredita que o aprendizado em si depende muito mais de você do que da nacionalidade dos colegas? Abra seu leque de opções e se divirta, o que não falta em Dublin são opções. E um conselho: não caia somente no papo de quem vende a escola para você, seja o representante direto ou seja
o agente da agência de intercâmbio. Algumas (e não estou generalizando) pessoas tendem a dizer o que os outros querem ouvir, e quando existe venda no meio, fica ainda mais complicado. Leia sim os comentários, vá atrás de informações, peça dicas, mas tente não levar ao pé da letra um ou dois
comentários negativos no meio de dez positivos. Mas seja qual a sua decisão, que ela seja sua, pois depois se algo não sair como você esperava, que possa dizer: eu escolhi, terei que lidar com isso. Pode ser chato, mas é melhor do que pensar: putz, fui atrás do fulaninho que eu nem conhecia pessoalmente e me dei mal.

Espero que você tenha sorte na escolha da escola!!! Dúvidas sobre a NED, estou aqui.

Volto logo com um post sobre a acomodação dos primeiros dias e sobre a KLM.
=)

8 comentários:

  1. Ola... estou programando meu intercambio para agosto/setembro 2014 e até o momento recebi orçamentos que atendem às minhas condições financeiras e dentre as escolas estou na dúvida entre a NED, a ECM a NCBA, a LIFFEY, a BCT e a CCD... vc sabe algumas coisa a respeito dessas escolas?? Pode me informar mais sobre a NED... tipo sistema de aula, atendimento, o apoio que eles oferecem quando tentam nos vender os pacotes , tais como auxilio moradia, auxilio abertura de conta, auxilio GNIB.. essas coisas

    ResponderExcluir
  2. Olá Daiana,
    Obrigada pelas referências, estamos(eu e meu noivo) indo para Dublin no final de fevereiro ou início de março de 2014, fechamos com a NED. Espero dar tudo certo!
    Com relação a trabalho, o que você recomenda? Muito obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  3. Oi Daiana, adorei o post, pois estou fechando com a NED.
    Você poderia me mandar um e-mail com os pontos positivos e negativos da escola?
    Queria saber também sobre o auxiliio que a escola da aos alunos quando chegam, em relação a regularização, abertura de conta, etc.
    Agradeço muito se poder me enviar o e-mail..

    ResponderExcluir
  4. Olá, Daiana! Veio a calhar esse pos, aliás, só fez me deixar mais indecisa kkkk Estou numa dúvida cruel: não sei se fecho com a NED ou se fecho com a SEDA. Meu orçamento me permite fechar com a SEDA, mas gostei muito do que a NED está me oferecendo, além do preço estar quase pela metade. Você poderia nos dar seus pontos positivos e negativos da NED? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mizraim, estou nesta mesma duvida!
      Se possível entre em contato: tombertalha@hotmail.com

      Excluir
  5. Ludy Dias. Eu vou em maio para Dublin, escolhi a NED por que um amigo estuda lá e adora a escola.

    ResponderExcluir
  6. Oi Daiana. Obrigada por dizer algo sobre a NED. Também estou pesquisando varias escolas em Dublin, pois pretendo fechar agora em junho pra ir em janeiro de 2015. Ufa!!! estou cansada de pesquisar! Obrigada por me ajudar :)

    ResponderExcluir
  7. Oi!!!
    estou querendo fechar com a NED,pra fazer o curso em JUN 2015!!
    vc pode me enviar um email dizendo os pontos negativos e positivos de lá??
    fico no aguardo!


    deysepessoa1@gmail.com

    ResponderExcluir